O
trecho Iquique/San Pedro de Atacama foi muito particular: Anastácio saiu cedo,
por volta de 8 da manhã, Brinquedo, Moacyr e Calango, saíram 10 horas. Eu segui
"solo" por volta de 2 da tarde e o Ernani Tchè, também saiu na parte
da tarde pelo litoral até Tocopilla e de lá para San Pedro de Atacama. Nos
encontramos todos, de noite em San Pedro. Fomos ao gêiser Del Tatio, imperdível
e frio!!!! Conhecemos o salar de Atacama e atrações turísticas da região. Em
San Pedro, nos reunimos e resolvemos seguir de volta para o Brasil,
atravessando o paso de Jama, seguindo pra Salta, Corrientes e Foz do Iguaçu. Eu
particularmente queria conhecer "La mano Del desierto" próximo a
Antofagasta e distante 307 km's de San Pedro. Os outros desistiram e eu segui
sozinho para a chamada mão do deserto e retornaria rumo ao Brasil pelo mesmo paso
de Jama e os encontraria no dia seguinte em Susques, já na Argentina. Ocorre
que minha moto já na ida para San Pedro de Atacama, na longa reta em subida até
os 3400 metros de altitude, já apresentava certa perda de potencia, não
ultrapassando os 140 km/h, fato esse que eu atribuía talvez ao efeito da
altitude na injeção, unido ao fato de que era uma longa subida. Quando eu rumei
para Antofagasta, que era a mesma estrada só que descendo, a moto já não
passava dos 130, depois 120... Resumindo, cheguei à mão do deserto, 340 km's
depois em situação preocupante. A moto mal atingia os 50 km/hora, e se
acelerasse fundo, cortava o motor. Fiquei um pouco curtindo o visual na mão do
deserto já imaginando a trabalheira que seria a volta até Antofagasta a 40 km's
tendo em vista que o vento era contra! Levei uma hora pra percorrer os 40 km's
quase sempre pelo acostamento por causa do forte movimento principalmente de
caminhões. Antofagasta como Iquique, fica entre o pacífico e o deserto, cidade
de muitas mineradoras, tudo caro! Peguei a via costeira e a primeira placa que
vi relacionada a motos, foi uma loja da Yamaha que trabalha também com outras
marcas desconhecidas. Fui atendido pelo mecânico da loja, o Pato. Na mão do
deserto eu já havia tirado o tanque da moto para verificar se havia muita
sujeira no filtro de ar, o que poderia estar causando a falha no motor. Uma
hora pra tirar e recolocar o tanque. O filtro estava sujo, mais nada para
provocar a tal falta de potencia. Continuando, o "Pato" novamente
retirou o tanque, limpou o filtro corretamente e fez o teste das velas. Condenou
a vela do cilindro da frente, eu tinha duas de reserva e ele trocou. Já de
noite, montou tudo, ligou a moto, funcionou beleza só que ele não acelerou
fundo no teste. Montei na moto todo feliz pra arrumar hotel, e quando acelerei
mais forte, a moto voltou a falhar, na faixa dos 4500 RPM, o que significa uns
100 km/h. Voltei no dia seguinte, no sábado e ele "Pato" desmontou tudo
de novo e inclusive a bomba de gasolina peça a peça, limpando também seu filtro
interno que tava sujo mais não tanto. Fiquei preocupado. Terminado tudo fui
testar a moto e o problema persistia... Hoje é domingo, tudo fechado aqui no
Chile, fui até um lugar de caminhoneiros próximo do porto, fiz amizade com um
deles que prometeu levar a mim e a moto até Santiago amanhã, saindo na parte da tarde depois que ele descarregar,
por 80000 pesos chilenos, cerca de 280 reais. Resumindo, amanha de manhã vou a
outro mecânico, na Suzuki. Se o problema persistir sigo no caminhão pra
Santiago com a moto, e seja o que deus quiser...
Geiser del Tatio - San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Vale de la Muerte - San Pedro de Atacama
La mano del desierto - Antofagasta/Chile
Geiser del Tatio - San Pedro de Atacama
Geiser del Tatio - San Pedro de Atacama
Geiser del Tatio - San Pedro de Atacama
Geiser del Tatio - San Pedro de Atacama
Geiser del Tatio - San Pedro de Atacama
Geiser del Tatio - San Pedro de Atacama
Geiser del Tatio - San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Vale de la Muerte - San Pedro de Atacama
Vale de la Muerte - San Pedro de Atacama
La mano del desierto - Antofagasta/Chile
CALMA FRADIQUE, TENTE TROCAR O FILTRO DE AR, PODE ESTAR OBSTRUINDO O AR DA MISTURA. O FILTRO JA ESTA SUJO O SUFICIENTE PARA APRESENTAR ESTE DEFEITO.JA ACONTECEU ISTO COMIGO, COM CHUVA E POEIRA.VAI DAR CERTO, CORAGEM E ANIMO, OMAR -BSB
ResponderExcluirNegativo, o filtro é k & N, novinho, limpinho o problema é outro. Gracias
Excluir