domingo, 1 de abril de 2012

DE IQUIQUE ATÉ ANTOFAGASTA COM PASSAGEM POR SAN PEDRO DE ATACAMA



O trecho Iquique/San Pedro de Atacama foi muito particular: Anastácio saiu cedo, por volta de 8 da manhã, Brinquedo, Moacyr e Calango, saíram 10 horas. Eu segui "solo" por volta de 2 da tarde e o Ernani Tchè, também saiu na parte da tarde pelo litoral até Tocopilla e de lá para San Pedro de Atacama. Nos encontramos todos, de noite em San Pedro. Fomos ao gêiser Del Tatio, imperdível e frio!!!! Conhecemos o salar de Atacama e atrações turísticas da região. Em San Pedro, nos reunimos e resolvemos seguir de volta para o Brasil, atravessando o paso de Jama, seguindo pra Salta, Corrientes e Foz do Iguaçu. Eu particularmente queria conhecer "La mano Del desierto" próximo a Antofagasta e distante 307 km's de San Pedro. Os outros desistiram e eu segui sozinho para a chamada mão do deserto e retornaria rumo ao Brasil pelo mesmo paso de Jama e os encontraria no dia seguinte em Susques, já na Argentina. Ocorre que minha moto já na ida para San Pedro de Atacama, na longa reta em subida até os 3400 metros de altitude, já apresentava certa perda de potencia, não ultrapassando os 140 km/h, fato esse que eu atribuía talvez ao efeito da altitude na injeção, unido ao fato de que era uma longa subida. Quando eu rumei para Antofagasta, que era a mesma estrada só que descendo, a moto já não passava dos 130, depois 120... Resumindo, cheguei à mão do deserto, 340 km's depois em situação preocupante. A moto mal atingia os 50 km/hora, e se acelerasse fundo, cortava o motor. Fiquei um pouco curtindo o visual na mão do deserto já imaginando a trabalheira que seria a volta até Antofagasta a 40 km's tendo em vista que o vento era contra! Levei uma hora pra percorrer os 40 km's quase sempre pelo acostamento por causa do forte movimento principalmente de caminhões. Antofagasta como Iquique, fica entre o pacífico e o deserto, cidade de muitas mineradoras, tudo caro! Peguei a via costeira e a primeira placa que vi relacionada a motos, foi uma loja da Yamaha que trabalha também com outras marcas desconhecidas. Fui atendido pelo mecânico da loja, o Pato. Na mão do deserto eu já havia tirado o tanque da moto para verificar se havia muita sujeira no filtro de ar, o que poderia estar causando a falha no motor. Uma hora pra tirar e recolocar o tanque. O filtro estava sujo, mais nada para provocar a tal falta de potencia. Continuando, o "Pato" novamente retirou o tanque, limpou o filtro corretamente e fez o teste das velas. Condenou a vela do cilindro da frente, eu tinha duas de reserva e ele trocou. Já de noite, montou tudo, ligou a moto, funcionou beleza só que ele não acelerou fundo no teste. Montei na moto todo feliz pra arrumar hotel, e quando acelerei mais forte, a moto voltou a falhar, na faixa dos 4500 RPM, o que significa uns 100 km/h. Voltei no dia seguinte, no sábado e ele "Pato" desmontou tudo de novo e inclusive a bomba de gasolina peça a peça, limpando também seu filtro interno que tava sujo mais não tanto. Fiquei preocupado. Terminado tudo fui testar a moto e o problema persistia... Hoje é domingo, tudo fechado aqui no Chile, fui até um lugar de caminhoneiros próximo do porto, fiz amizade com um deles que prometeu levar a mim e a moto até Santiago amanhã, saindo na parte da tarde depois que ele descarregar, por 80000 pesos chilenos, cerca de 280 reais. Resumindo, amanha de manhã vou a outro mecânico, na Suzuki. Se o problema persistir sigo no caminhão pra Santiago com a moto, e seja o que deus quiser... 
Geiser del  Tatio - San Pedro de Atacama


Geiser del  Tatio - San Pedro de Atacama



Geiser del  Tatio - San Pedro de Atacama



Geiser del  Tatio - San Pedro de Atacama



Geiser del  Tatio - San Pedro de Atacama



Geiser del  Tatio - San Pedro de Atacama



Geiser del  Tatio - San Pedro de Atacama


San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama

Vale de la Muerte - San Pedro de Atacama


Vale de la Muerte - San Pedro de Atacama


La mano del desierto - Antofagasta/Chile



2 comentários:

  1. CALMA FRADIQUE, TENTE TROCAR O FILTRO DE AR, PODE ESTAR OBSTRUINDO O AR DA MISTURA. O FILTRO JA ESTA SUJO O SUFICIENTE PARA APRESENTAR ESTE DEFEITO.JA ACONTECEU ISTO COMIGO, COM CHUVA E POEIRA.VAI DAR CERTO, CORAGEM E ANIMO, OMAR -BSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo, o filtro é k & N, novinho, limpinho o problema é outro. Gracias

      Excluir